Anda corrompido
o cheiro,
por aí
alterado.

Anda maltratado o toque
e o beijo
após beijado,
cuspido!

2.10.09

fumar


Ainda me lembro de, adolescente, andar a chatear a cabeça do meu pai por causa do seu vício do tabaco. Ele tinha o terrível hábito de fumar pela casa fora e, pior ainda, fumar enquanto via televisão. A sala era pequena e o fumo entranhava-se por tudo o que era poros.

Realmente incomodativo.

Eu tinha a mania de esticar a blusa, ou o que estivesse vestido, até ao nariz, para poder filtrar aquele cheiro insuportável. Mas, aqui para a gente, mais do que filtrar, eu queria marcar uma posição. E queria que ele se sentisse mal por nos incomodar...

Ironia é que, agora fumo! Agora como quem diz... há quase 13 anos que fumo... umas paragens... umas aragens... mas fumo.

Minha mãe quando o soube, nem queria acreditar. "Ela não! Ela é anti-tabaco!"

- Sim, mãe... eu era... mas gosto de fumar. tal pena, mas gosto!

Engraçado como as coisas são. Sempre pensei que fosse o meu pai a ficar mais fulo comigo quando o soubesse, mas foi a minha mãe... não fumadora.

Hoje, no quintal da casa dos meus pais, meu papi puxou de um cigarro e oferece-me outro...

- Não obrigada! disse eu calmamente. - Eu tenho os meus!

E estivemos a fumar juntos. Não é algo que me deixe muito à vontade, aliás, enquanto não terminei o cigarro, falei com ele, mas nem lhe olhei no rosto. Já não é a primeira vez que fumo junto dele, mas é sempre estranho. Acho piada, contudo, quando ele me crava um cigarro.

Em frente à minha mãe acho que só fumei uma vez, mas mais por repisa... no entanto, sem olhar para ela... sinto-me embaraçada!

Se eu estiver num grupo de pessoas que não fume, é geralmente assim que me sinto... um pouco embaraçada por ter este vício tão tolasco. E porque, há já algum tempo, que acho que não está com nada fumar. Nunca fui daquelas adolescentes que fumava para se armar em adulta. Só comecei a fumar com regularidade na universidade, às escondidas das minhas amigas que destestavam tabaco. E durante o namoro, até lhe roubava tabaco , não para os fumar, mas para ser menos um para ele fumar. Ingénua... não se fuma menos... compra-se é mais!

Um dia deixo de vez! Antes de ficar velha! É que uma velha a fumar não está com nada!

Sem comentários: